O Rei Louco

O Rei Louco

Nascido em 1845, Luís II da Baviera foi conhecido como o inadaptado ou o “O Rei Louco” devido ao seu caráter romântico e sonhador que fez com que ele se fechasse em si mesmo e em seu mundo de fantasia.

Luís II da Baviera é o criador de alguns dos castelos mais especiais da Alemanha e de todo o mundo.

Uma história intensa

Com apenas 19 anos, Luís II da Baviera teve que ocupar a coroa, algo que ele não estava de acordo em fazer. Sua complexa personalidade foi se desviando mais a medida que tinha que assistir a reuniões e diferentes atos oficiais, nos quais ordenava que colocassem grandes centros de mesa para não ver os assistentes e ordenava que os músicos tocassem alto para não ter que escutar ninguém.

A medida que aumentava seu ódio pela vida que tinha, também cresciam as duas grandes obsessões em que se refugiava: os palácios e as criações artísticas de Richard Wagner.

Quando o monarca foi obrigado a banir Wagner sob a acusação de que esse possuía muito poder sobre ele, Luís II se refugiou na ideia de construir o seu mundo em uma época em que os castelos e as fortalezas já não eram necessários do ponto de vista estratégico, mas sim para satisfazer seus sonhos.

Arruinado depois da criação de palácios impossíveis, o monarca passou seus últimos anos imerso em suas obsessões no belo Castelo de Neuschwanstein, até que seus familiares e os políticos decidiram declará-lo louco e destituí-lo.

Luís II foi transferido a outro castelo, onde faleceu em estranhas circunstâncias três dias depois de chegar.

Os castelos do Rei Louco 

Surpreendentes, chamativos, encantadores. Esses são os castelos construídos sob as ordens de Luís II da Baviera: 

  • Castelo de Neuschwanstein: Conhecido a nível mundial como símbolo da arquitetura romântica idealizada, o Castelo de Neuschwanstein é um dos lugares mais fotografados da Alemanha e um dos castelos mais visitados da Europa. Nascido dos sonhos do Rei Louco, o Castelo de Neuschwanstein foi a fonte de inspiração de Walt Disney para começar a construir seu próprio sonho. 
  • Palácio de Herrenchiemsee: Localizado em uma ilha do lago Chiemsee, o Palácio de Herrenchiemsee é uma construção monumental feita para realizar o sonho de Luís II desde que visitou Versalhes pela primeira vez. Queria um palácio igual e ordenou sua construção. Embora não tenha visto o palácio terminado, é impressionante como as duas construções e seus jardins são parecidos. 
  • Palácio Linderhof: Construído em uma das zonas de caça do seu pai e com uma clara inspiração no Palácio de Versalhes, o Palácio Linderhof é o menor da coleção de Luís II da Baviera e o único palácio que chegou a ver terminado. Embora seja menor que o resto, trata-se de uma construção suntuosa que é um verdadeiro prazer visitar. 

Louco ou sonhador?

O Rei Louco tinha um espírito romântico e artístico e possuía uma imaginação transbordante. Seu caráter melancólico o manteve em uma importante luta interna que aqueles que o rodeavam não foram capazes de entender.

Um louco ou uma pessoa especial? Cada pessoa tem sua própria imagem de Luís II da Baviera, mas a verdade é que sem suas loucuras não teríamos a possibilidade de curtir suas incríveis construções que fazem sonhar todos aqueles que as visitam.