Gliptoteca de Munique

Gliptoteca de Munique

Construída entre 1816 e 1830 sob a ordem de Luís I da Baviera, a Gliptoteca de Munique é um belo museu instalado em um edifício de estilo neoclássico, onde são expostas diversas esculturas de origem grega e romana.

A “Atenas alemã"

Em uma tentativa de transformar Munique na “Atenas alemã”, em 1816 o príncipe herdeiro encarregou a construção da Praça Real de Munique (Königsplatz), onde se instalaram os impressionantes edifícios de mármore da Gliptoteca (Glyptothek) e a Coleção Estatal de Antiguidades Gregas e Romanas (Staatliche Antikensammlungen).

O museu se tornou uma das melhores coleções de esculturas greco-romanas do momento, embora durante a Segunda Guerra Mundial o exterior dos edifícios e a maior parte dos frescos tenha ficado destruída.

Na mesma zona também estão o Propileus, a porta que dá acesso à praça Königsplatz. Esta entrada foi construída em meados do século XIX.

Exposições

A Gliptoteca conta com uma rica coleção de esculturas que vão desde o ano 650 a.C. até 550 d.C., entre as quais se destacam o Kuros de Munique, as estátuas do templo de Afaia em Egina, o Retrato de Homero, a Medusa de Ronanini ou o Fauno de Barberini, além de uma extensa coleção de bustos romanos.

A coleção da Gliptoca se complementa com as peças de terracota e bronze da vizinha Staatliche Antikensammlungen (Coleção Estatal de Antiguidades Gregas e Romanas) que está no edifício da frente.

Interessante

A Gliptoteca de Munique é um excelente museu para se deleitar com suas belas esculturas clássicas. Sua visita é recomendada para os amantes da arte grega e romana ou para aqueles que tenham bastante tempo na cidade. 

Horário

De terça a domingo, das 10:00 às 17:00 horas
Segundas, fechado.
Às quintas, a Gliptoteca fica aberta até as 20:00 horas.
Às quartas, a Coleção de Antiguidades fica aberta até as 20:00 horas,

Preço

Gliptoteca + Coleção Estatal de Antiguidades Gregas e Romanas: 6€.
Domingos: 1€ (cada um).
Menores de 18 anos: entrada gratuita.

Transporte

Metrô: Königsplatz, linha U2.
Ônibus: Königsplatz, linha 100.

Lugares próximos

Pinacoteca Antiga (377 m)
Pinacoteca Moderna (459 m)
Pinacoteca Nova (543 m)
Museu Brandhorst (656 m)
Karlsplatz (806 m)